Grupo de pesquisa

Por ALECIO PERINI MARTINS

Criado em 2000 pelo Prof. Dr. Iraci Scopel no então Campus Jataí da UFG, o grupo recria-se no ano de 2020 na recém emancipada Universidade Federal de Jataí. Tem o objetivo de conectar pesquisas e pesquisadores que utilizam técnicas de Geoprocessamento em estudos ambientais, com destaque à aplicação de modelagem para análise e planejamento ambiental.

O Grupo fortalece o Programa de Pós-Graduação em Geografia e dá suporte a diversas pesquisas desenvolvidas na Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos da Universidade Federal de Jataí. Apresenta perspectivas de expansão junto a outras unidades acadêmicas da UFJ e instituições situadas no Cerrado Brasileiro.

O grupo apresenta 05 linhas de pesquisa: a) Geotecnologias aplicadas à análise, planejamento e monitoramento ambiental; b) Modelagem do sistema solo-planta-atmosfera; c) Campo, Cidade e Desenvolvimento regional; d) Uso, manejo e conservação do solo e da água; e) Educação geográfica e ensino de Geociências.

Atualmente, o grupo conta com 12 pesquisadores (doutores) e 22 estudantes de graduação e pós-graduação. Está aberto a propostas de parceria. Caso tenha interesse em integrar o grupo, contate-nos! (labgeoinfo@ufj.edu.br). Para acessar nosso grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, clique aqui.