Logo branca 1

Estruturação de base de geoinformações de Goiás e portal geo-cerrado da UFJ

Por ALECIO PERINI MARTINS

Descrição: A geração de geoinformações nas instituições de ensino superior são constantes, bem como são utilizadas para fins didáticos, pesquisa e extensão constantemente. A fim de melhorar a gestão e armazenamento de dados, este projeto visa promover o ordenamento na geração, armazenamento, acesso, compartilhamento, disseminação e uso dos dados geoespaciais produzidas na Universidade Federal de Jataí. Serão organizados os dados, criado um servidor e um portal, e posteriormente um site de compartilhamento de Geoinformações.
Objetivo: Promover o ordenamento na geração, armazenamento, acesso, compartilhamento, disseminação e uso dos dados geoespaciais produzidas na Universidade Federal de Jataí.

Palavras-chave: Infraestrutura de dados espaciais; Geoinformação; Divulgação científica.

Coordenação: Prof. Dr. Pedro França Júnior.

Financiamento: Sem financiamento.

 

Dissertação de mestrado vinculada: Implementação e organização de infraestrutura de dados espaciais acadêmica para a Universidade Federal de Jataí

Descrição: Visando a importância acadêmica na produção e disseminação de dados geoespaciais e o acesso a informação, produzidas anualmente na Universidade Federal de Jataí, o trabalho objetivou estabelecer um procedimento de implantação e avaliar a viabilidade de uma Infraestrutura de Dados Espaciais Acadêmica nesta Universidade. Para gerenciar e disponibilizar as informações dos dados espaciais foi criado em um computador local o modelo conceitual de um servidor de dados espaciais, levando em conta a estruturação necessária para o armazenamento e compartilhamento dos dados espaciais gerados pelo laboratório de Geoinformação da UFJ. Em pleno funcionamento a IDE’A da UFJ possibilitará o acesso e compartilhamento de conteúdo georreferenciados, auxiliando no conhecimento e desenvolvimento de novas pesquisas, com maior grau de acurácia e emprego de tecnologias, podendo ampliar para outras unidades e tipos de arquivo, além dos dados geoespaciais. Apenas observando uma pequena parcela das atividades de extensão e pesquisa já se tem dados suficientes para se construir uma Infraestrutura de Dados Espaciais Acadêmica.

Autor: Wesley Carmo Ramos (2020-2022)

Financiamento: Sem financiamento.