Logo branca 1

Desenvolvimento de Índices de Serviços Ambientais das Paisagens do Cerrado Goiano visando a sustentabilidade dos sistemas agropecuários e a conservação dos recursos naturais

Por ALECIO PERINI MARTINS

Descrição: Os serviços ambientais ou serviços ecossistêmicos podem ser definidos como os benefícios ambientais que a sociedade obtém dos ecossistemas, estando implícito neste conceito a relação natureza/sociedade e os efeitos das atividades humanas sobre os ecossistemas. Estes serviços são importantes para a sustentabilidade dos sistemas de produção, com efeitos sobre: a qualidade do ar; controle da emissão de gases de efeito estufa, da temperatura e do regime de chuvas; regulação do fluxo de águas superficiais; formação e manutenção do solo e de sua fertilidade; redução da incidência de pragas e doenças em lavouras; manutenção da paisagem, da qualidade ambiental e incentivo ao turismo sustentável, entre outros. Assim, esta proposta tem como objetivo geral elaborar um modelo empírico para cálculo de Índices de Serviços Ambientais para paisagens do Cerrado Goiano, servindo como subsídio para elaboração de políticas para conservação dos recursos naturais, sustentabilidade dos sistemas agropecuários, produção de água e geração de renda a partir da conservação ambiental. Como produto final, pretende-se elaborar um manual para cálculo dos índices de serviços ambientais, planilhas eletrônicas para levantamento de campo e outros produtos para subsidiar profissionais da área ambiental e agentes públicos na construção de políticas públicas de Estado como a criação de selos ambientais e programas de tributação diferenciados para empresas “amigas do ambiente”; melhorias nos processos de vistoria, identificação e mitigação de impactos ambientais; auxílio na aplicação de sanções para atividades que provoquem diferentes níveis de degradação ao ambiente; entre outros.

Palavras-chave: Geotecnologias; Produção de água; Créditos de Carbono; Conservação ambiental; Desenvolvimento sustentável.

Coordenação: Prof. Dr. Alécio Perini Martins

Financiamento: FAPEG (Edital 02/2022)

 

Pesquisa de doutorado vinculada: ÍNDICES DE SERVIÇOS AMBIENTAIS DAS PAISAGENS: Proposição de metodologias para o Cerrado Goiano

Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo estruturar uma metodologia para criação de um índice de serviço ambiental a nível de município, tendo como variáveis de entrada parâmetros biofísicos de vegetação em função da capacidade de captura de dióxido de carbono atmosférico pelas diferentes paisagens do Cerrado com a utilização de Imagem Sentinel-2 e Modelo de Transferência de Radiação – RTM PROSAIL.

Autora: Cleonice Batista Régis Soares (2022-2026)

Financiamento: Bolsa CAPES.

 

Pesquisa de doutorado vinculada: Corredores Ecológicos no Cerrado: proposta de um modelo empírico para conexão de paisagens

Descrição: O presente estudo tem como objetivo elaborar um modelo empírico para definição de áreas de corredores ecológicos a partir da análise sistêmica das diferentes paisagens do Cerrado. Para tal, tendo como área amostral a Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte, no estado de Goiás, são discutidas as teorias utilizadas nas análises geográficas no contexto da conservação do meio ambiente e da biodiversidade.

Autora: Patrícia Tinoco Santos (2020-2024)

Financiamento: Sem financiamento.

 

Pesquisa de doutorado vinculada: Estimativa de evapotranspiração real e vazão em bacias hidrográficas na faixa de transição Cerrado/Amazônia no Sudoeste do Maranhão.

Descrição: O Presente assunto traz o processo de transformação da paisagem, sobretudo o desmatamento e o avanço da fronteira agrícola, que podem interferir na fração evaporativa, na dinâmica de evapotranspiração e na quantidade de água (vazão) dos cursos hídricos. Neste contexto, o projeto visa a construção de um estudo teórico-metodológico para teste, validação e calibração do modelo SEBAL para estimativa de evapotranspiração e vazão em áreas de transição entre biomas tropical e equatorial, com características climáticas que o distingue de áreas já estudadas no Cerrado e na Amazônia.

Autor: Rafael de Oliveira Araújo (2022-2026).

Financiamento: Bolsa CAPES.

 

Pesquisa de mestrado vinculada: Estimativa de evapotranspiração e disponibilidade hídrica na bacia do Ribeirão Sujo – Serranópolis – GO.

Descrição: A evapotranspiração é um componente do ciclo hidrológico, sendo um processo natural resultante das trocas de energia (calor) e de água no sistema solo/planta/atmosfera, onde as caraterísticas geográficas locais atreladas aos modos de uso e exploração da terra irão determinar o “saldo” de água disponível para as atividades humanas e para a manutenção dos sistemas hidrográficos. Onde é possível estruturar um modelo empírico fundamentado no modelo SEBAL para estimativa de componentes do ciclo hidrológico na Bacia do Ribeirão Sujo, fornecendo subsídios para planos de uso sustentável dos recursos naturais.

Autor: Germano Silva Albuquerque (2022-2024)

Financiamento: Bolsa CAPES

 

Pesquisa de mestrado vinculada: Análise da dinâmica sazonal do índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) em fragmentos de mata seca no município de Jataí – GO.

Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo geral delimitar um valor de referência de NDVI para identificação de áreas de ocorrência de matas secas, tendo como recorte o município de Jataí (GO), bem como compreender a dinâmica sazonal desta fitofisionomia e o seu papel na configuração da paisagem. Como objetivos específicos, pode-se elencar: a) avaliar as potencialidades de uso de geotecnologias para identificação de matas secas no Cerrado; b) criar uma chave de interpretação e delimitar valores de referência para identificação de Florestas Estacionárias (deciduais e semideciduais) com o uso das imagens satelitárias com base em índices de vegetação; c) identificar as características geoambientais das áreas de ocorrência das matas secas e seu papel na configuração da paisagem no município de Jataí (GO); d) analisar a dinâmica sazonal das áreas de matas secas considerando período seco e chuvoso a partir de índices de vegetação.

Autor: Fábio Junio Pereira Vailant (2021-2023)

Financiamento: Sem financiamento.