Logo branca 1

Aerofotogrametria aplicada ao mapeamento e monitoramento de experimentos agropecuários

Por ALECIO PERINI MARTINS

Descrição: No início do século XXI o uso das geotecnologias, entre elas as Aeronaves Remotamente Pilotadas, apresentou um considerável avanço sendo aplicadas em diferentes áreas de estudo como geografia, agronomia e engenharias, em especial para o monitoramento de áreas agrícolas (agricultura de precisão, monitoramento de pragas em lavouras e acompanhamento dos processos de produção e colheita). A mensuração de índices como o de vegetação por diferença normalizada (NDVI) e o de área foliar (IAF) permitem, por exemplo, realizar aplicações de agroquímicos de forma mais racional, otimizando o uso dos produtos e reduzindo os danos ao ambiente. O uso de fotografias aéreas obtidas por drones, reduzem significativamente os custos destes estudos, visto que são equipamentos com preços de mercado significativamente menores e que permitem uma maior maleabilidade nos processos de obtenção de imagens, independente do período do ano ou das condições atmosféricas. Outra facilidade é a possibilidade de operação destas plataformas utilizando aplicativos gratuitos em smartphones, com sistema intuitivo de controle do usuário, estabelecimento de planos de vôo e obtenção de fotografias em alta resolução, o que torna esta tecnologia acessível para profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Nesse sentido, o estudo apresentado tem como objetivo geral adaptar drones de uso civil (em especial da linha Phantom da DJI) para o mapeamento e monitoramento de plantios de grãos, pastagem e silvicultura em áreas experimentais da Universidade Federal de Jataí e desenvolver técnicas para geração de NDVI e IAF, entre outros índices, para acompanhar o desenvolvimento e produtividade dos cultivos. Ainda, pretende-se estabelecer comparativos entre estes índices e valores obtidos em experimentações em campo realizadas por discentes e docentes de outros cursos da instituição como Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia e Ciências Biológicas. Com a execução do projeto, espera-se atribuir um uso prático, científico e profissional aos drones, oferecendo uma alternativa mais acessível para centros de pesquisa e produtores rurais.

Palavras-chave: Aerofotogrametria; drones; Geotecnologias; Inovação tecnológica; Agricultura de precisão.

Coordenação: Prof. Dr. Alécio Perini Martins

Financiamento: CNPq (Bolsa Produtividade em Pesquisa nível 2)

 

Pesquisa de mestrado vinculada: Estudo de viabilidade de uso de aeronaves remotamente pilotadas no monitoramento e mapeamento de cultivos de ciclo curto no município de Jataí - GO.

Descrição: A pesquisa visa estudar a viabilidade do uso de drones no monitoramento e mapeamento em áreas de cultivo de soja e milho, tendo em vista que, drones com preço mais acessíveis podem apresentar resultados compatíveis com equipamentos com valores mais elevados. Desta maneira, o estudo busca avaliar a aplicabilidade e as potencialidades do uso de drones para mapear e monitorar plantios comerciais de grãos e desenvolver técnicas para adaptação de índices de vegetação para acompanhar o desenvolvimento e produtividade destes cultivos.

Autor: Carlos Eduardo Damasceno (2022-2024)

Financiamento: Bolsa CAPES.