O Laboratório de Geoinformação

Por Lucas Carvalho Borges De lima

Criado no ano de 2008, o Laboratório de Geoinformação está lotado na Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos e se localiza na sala 14 da Central de Laboratórios Multiusuário (construído com recursos FINEP) no Campus Jatobá da Universidade Federal de Jataí. Encontra-se cadastrado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa e pode ser visualizado neste link buscando-se a sigla "GEOINFO".

Atualmente, conta com espaço físico de 60m² equipado com computadores de médio/alto desempenho, drones, GNSS (navegação, topográfico e geodésico), plotter, acervo de fotografias aéreas dos municípios de Jataí e Serranópolis da década de 1970, estereoscópios e materiais cartográficos diversos.

Nosso principal objetivo é oferecer suporte na área de Geotecnologias para os cursos de Licenciatura, Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Geografia da UFJ, assim como outros cursos de áreas afins, seja na forma de suporte técnico no desenvolvimento de pesquisas, oferta de cursos de capacitação e treinamento e disponibilização de bases de dados vetoriais e matriciais para elaboração de produtos cartográficos.

Entre os objetivos específicos destacamos: a) Fornecer apoio técnico a pesquisas desenvolvidas na UFJ que necessitem/utilizem ferramentas de Geoinformação; b) Manter atualizado banco de dados digital com bases estatísticas e espaciais (vetoriais e matriciais) do Estado de Goiás, especialmente da microrregião Sudoeste de Goiás e do município de Jataí; c) Promover a difusão do conhecimento na área de Geotecnologias por meio da realização de cursos, palestras e oficinas de capacitação; d) Contribuir com a divulgação científica na área de Geoinformação na UFJ.

Estão entre nossas áreas de atuação: a) Geração de mapas temáticos e cartografia de síntese; b) Oferta de cursos de capacitação e extensão em Geotecnologias; c) Processamento digital e classificação de imagens de satélite; d) Georreferenciamento rural e urbano; e) Aerolevantamentos; f) Monitoramento agropecuário com uso de drones; g) Aplicação de modelos empírico-matemáticos em análise geoespacial; h) Geração de bancos de dados georreferenciados

Atualmente, nossa equipe é composta por 03 docentes, 01 servidora técnico-administrativa (geógrafa), 01 docente em estágio pós-doutoral, 05 estudantes de doutorado, 03 estudantes de mestrado e 05 estudantes de graduação (cursos de Geografia e Engenharia Florestal em atividades de Iniciação Científica e Estágio Curricular).

Caso tenha interesse em desenvolver atividades de pesquisa/extensão junto ao Laboratório de Geoinformação, entre em contato: labgeoinfo@ufj.edu.br. E para acompanhar nossas atividades, siga-nos no instagram: @geoinformacao_ufj.